sexta-feira, maio 09, 2008

Ensaio sobre a conjuntivite

1º dia - acorda com os olhos vemelhos. Acha que é uma irritação boba e pinga soro.
2º dia - a irritação piora. Pinga água boricada. No trabalho, tenta entrevistar algumas pessoas, mas sente que está sendo evitada.
3º dia - olho fica mais vermelho e inchado. Médico diz que é uma conjuntivite viral e contagiosa. Ela percebe que é sério quando ele se nega a apertar sua mão.
4º dia - trabalhando de casa para não infectar os colegas, sente que seus pais não querem beijá-la.
5º dia - o namorado não a visita e deseja melhoras através da webcam. Uma secreção começa a escorrer de seus olhos.
6º dia - decide ficar no quarto, afundada nos filmes. Sente tonturas. Fica tocada com a solidariedade da mãe, que começa a deixar a comida sobre a bancada.
7º dia - depois de um cochilo, percebe que fecharam a porta do quarto. Seu corpo está quente. Febre alta. Olha-se no espelho e vê que o outro olho também fora tomado pelo mal. Sofre delírios.
8º dia - dorme o tempo todo, enrolada no cobertor. É um casulo. A secreção dos olhos escorre para todo o corpo. Pensa que seria a secreção metamórfica, moldando-a com o casulo para a nova vida.
9º dia - não se levanta mais para pegar a comida. Se bem que há tempos ninguém deixa nada para ela. Sente a umidade incomodando-a dentro do casulo. Seus ombros doem de tanto ficar deitada. "Deve ser as asas despontando".
10º dia - Surpreende-se com a mãe na cabeceira da cama: "Chega de hibernar". Pega o espelho e aponta para a filha. A conjuntivite tinha sarado. Ela sai debaixo das cobertas, empapadas de suor. Não tem asas nas costas. Suas pernas continuam sendo pernas, e não patas. Vendo que não se transformou em borboleta alguma, dá um beijo na mãe e vai tomar um banho, como um ser humano qualquer.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ai, tadinha!...
Espero que você não tenha ficado arrasada psicologicamente...
E tb espero que a conjutivite não tenha coincidido com a TPM...
Fica bem, tá?
bjs,
alex

B. disse...

acertou na mosca, alequinho. rolou TPM tb....hahahahha
mas segunda-feira, I'll be back.
hopefully!

Unknown disse...

amor, eu entendo a sua dor. principalmente porque me passou a danada.

Anônimo disse...

genial barbara, j'adore ta sensibilité (t es pas la soeur de nat pour rien !) c'est très mignon ce que t'écris, si jamais t ecris une nouvelle un jour tu me l envoie, je serais ton lecteur et je dis pas ça pour être gentil avec la soeur de mon amoureuse, je le pense !!!

Anônimo disse...

Bixa a sra é muito lôca.. Te adoro B....