quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Primeiro a cópia

Fiz uma lista de músicas que eu primeiro conheci a cópia, depois a original. Eis:

1º lugar - a campeã é "Passenger", do Iggy Pop. Primeiro conheci a versão tosca do Capital Inicial. Eu sentia que a música tinha um quê, mas não sabia dizer. Gostava e não gostava. Até o dia em que ouvi a versão de Siouxsie and the Banshees e me apaixonei. Mas o susto ainda não tinha acabado. Caí de joelhos quando descobri a original do Iggy, de ar sombrio e envolvente.

2º lugar - "Starman", do Bowie. Mesmo caso acima. Lá nos idos anos 80, eu ouvia "Astronauta de mármore" do Nenhum de Nós e sentia um desconforto, uma dor. Quando dei de cara com a original, quase chorei. E peguei ódio da banda brasileira. Quanta audácia fazer uma versão do Bowie.

3ºlugar - Se bem que a terceira colocada é uma exceção. A versão do Nirvana para a bowieana "The Man Who Sold the World" é espetacular. Tão linda que eu prefiro o Kurt cantando, com aquela voz mole que derrete tudo.

4ºlugar - "And I love her", dos Beatles. Eu era criança quando ouvi "Eu te amo", com o Zezé di Camargo e Luciano. Ou seria Chitãozinho e Xororó? Whatever. Peguei tanto asco da música que quando ouvi a original já estava completamente envenenada. E olha que eu sou louca por Beatles.

5ºlugar - "Hey Jude" também sofreu do mesmo mal. Obrigada, Kiko Zambianchi, por estragar mais uma música dos Beatles em minha vida.

6ºlugar - "Let´s stay together", do Al Green. Lá estava eu, menininha de pé no chão, cantando "Vício fatal" da Rosana, quando algum adulto me mostrou a verdadeira. Too late, Marlene. Não adiantou. Até hoje, quando ouço "Let's stay together", me vem à cabeça os versos: "Quando a paixão é cegaaaa... A gente fica cega-a, cega-a. Seja bom ou mal, o vício é fata-al...". Rosana desgraçada.

Quem tiver exemplos, por favor, escreva aqui.

10 comentários:

Rodrigo Reis disse...

Desgraçados. O tal ma-al, babe, pra mim também é fata-al. Imagine o que eu sofro diariamente possuindo uma escuta musica-al. Vivemos na era xerox. Cada cópia será pior. E as copiadoras brasileiras são vagabundas. Ódio.

Anônimo disse...

A versão da Rosana é ótima!

Unknown disse...

"Your song" do Elton John tem a versão do Billy Paul que é bem melhor, se vc não estiver com dor de cotovelo.
Várias pessoas nem sabem que trata-se da mesma música. É a exceção da regra...

Essa é do Billy Paul:
http://www.youtube.com/watch?v=Se4OOKqAiJM

Essa do Elton John:
http://www.youtube.com/watch?v=mTa8U0Wa0q8

Anônimo disse...

Eu achava que Vício Fatal era da Tina Turner...

Também conheci Passenger com Capital Inicial, mas confesso que gostava.

:D

Anônimo disse...

Ainda bem que eu nunca ouvi a versão da Rosana!!! Adoro a "Let's Stay Together" do Al Green.

A música "Corazon Espinado", com Santana e Maná virou "Coração Machucado" ou algo do gênero, na voz (eu acho) de Leonardo. Argh! Como conheci a Espinado antes, chego a ter arrepios de agonia ao ouvir a taquara rachada sertaneja reclamando do pobre coração machucado. Devia se chamar ouvido irritado, isso sim!
Não sei se originalmente a música em espanhol foi interpretada por outros que não o Santana e Maná, mas botar qualquer música imortalizada pela guitarra do Santana na boca do sertanejo Leonardo ou Daniel é um verdadeiro pecado!!!

Beijoca, Baby.

Elaine disse...

Por incrível que pareça eu demorei pra ver Closer e... Acabei ouvindo primeiro a Ana Carolina gritando: "eu não sei paraaaaaaaaaaaar de te olhaaar. Não sei paraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaar de te olhar...". Depois de ouvir o original, sou muito mais o "Can´t take my eyes of you...", do Damien Rice.
Bjs!

Silvinha disse...

eu achava que era original do show de calouros a música do silvio santos apresentando os jurados. até que um dia, no casamento de uns amigos, enquanto aprendia os passinhos de dança de roda eu descobri que se tratava de um clássico da música judaica...
ignorância dói às vezes.

Anônimo disse...

Good day! Do you know if they make any plugins to
help with Search Engine Optimization? I'm trying to
get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good
results. If you know of any please share. Many thanks!


Here is my webpage ... continue running

Anônimo disse...

I have to thank you for the efforts you've put
in penning this site. I'm hoping to check out the same
high-grade content by you in the future as well.
In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own, personal site now ;)

Visit my weblog - emergency plumbing Glendale

Anônimo disse...

whoah this blog is excellent i like studying your posts.
Stay up the great work! You already know,
a lot of individuals are hunting round for this information,
you can help them greatly.

Here is my website - evolution battle for utopia hack