quinta-feira, setembro 14, 2006

Vivian


Coitadinha da Vivian, sempre foi uma fodida. Nunca tem dinheiro pra nada, só sai se deixar de almoçar fora, só viaja se deixar de sair no fim de semana, só compra roupa nova duas vezes por ano e olhe lá. Pra conseguir uma coisa, tem que desistir de outra - assim é e assim sempre foi. Desde novinha sabe que tem menos que seus amigos. Na época do colégio, todo mundo viajava pra Disney com 15 anos. Quando entrou pra faculdade, viu os colegas ganharem carros de presente dos pais. Aos 21, todos saíram da casa da família para morarem sozinhos. Ela não teve essas regalias, mas até que não pode reclamar muito.

Um dia Vivian viajou de avião. Era sua terceira viagem aérea na vida, sempre na classe econômica. Mas a colocaram por engano na primeira classe. Achou estranho, mas decidiu não contestar, que ela não é boba. Sentou-se na poltrona enorme, deitou o encosto até a posição horizontal. Espalhou o braço sem precisar disputar espaço com o braço alheio. Hora do almoço, "Peito de pato ou peixe assado com batatas, senhora?". Escolheu peito de pato. "Vinho, senhora?". É lógico. Tomou três taças. Depois mais uma cervejinha pra rebater. Essa tal de primeira classe arrebenta.

Tanto álcool no sangue deixou-a com vontade de fazer xixi. Foi até o banheiro, estava ocupado. Decidiu ir lá atrás mesmo. Chegando na classe econômica, ficou chocada com o que viu. Aquela multidão de pobres-coitados, disputando espaço no descanso de braço. Crianças chorando, pessoas amontoadas em suas cadeiras estreitas, cabeças reclinadas babando de sono. "Coisa pavorosa, Deus me livre", pensou Vivian, do alto de sua soberba recém-adquirida. Mas esse momento, felizmente, durou frações de segundos. Logo se recuperou, entrou no banheiro e fez o que tinha que fazer. Enquanto se limpava com o áspero papel higiênico da classe econômica, pensou: "Poucas horas na primeira classe e me transformei num monstro. Nasci pra ser pobre mesmo". Deus sabe o que faz.

3 comentários:

tamba disse...

sensacional!!!!

introspective disse...

Hahahahaha, adorei, adorei, adorei!!! acho que foi meu post predileto :))))

Unknown disse...

Muito bom!!!